quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

"Fui morar em Paris por causa dos quadrinhos de Wolinski"

DEPOIMENTO

"Fui morar em Paris por causa dos quadrinhos de Wolinski"

ADÃO ITURRUSGARAIQUADRINISTA DA FOLHA
Georges Wolinski era minha maior influência. Em 1990, fui morar em Paris por causa dos seus quadrinhos.
Ele era um dos mais importantes humoristas da França. Desenhava e escrevia muito bem. Fez parte das irreverentes revistas "Hara-Kiri" e "L'Écho des Savanes", minhas preferidas. Vou aproveitar este momento para confessar que "chupei" do Wolinski o cenário das tiras "La Vie en Rose".
Em minha estadia em Paris, nunca consegui encontrá-lo. Cheguei a ficar horas na porta da editora, sob a neve, na esperança de encontrar o Wolinski e mostrar minha pasta de desenhos.
Só fui conhecer o Wolinski pessoalmente dois anos depois, no Rio de Janeiro, em um festival de quadrinhos.
Lembro como se fosse ontem. Entreguei uma revista minha a ele e me respondeu: "Isso me interessa, posso ficar com ela?"
Logo depois encontrei-o num bar, que estava cheio de desenhistas que participavam do encontro. Ele parecia entediado, levantou-se de repente e disse: "Com licença, vou procurar umas putas".

Nenhum comentário: