terça-feira, 15 de março de 2011

Obama discursará em palco de eventos no centro do Rio

Autoridades americanas escolhem a Cinelândia para a fala do presidente

Líder americano tem encontro com Dilma Rousseff na manhã de sábado e com fórum de empresários, à tarde

DO RIO

A Cinelândia, tradicional palco de atos políticos no centro do Rio, foi o local escolhido pelos EUA para Barack Obama discursar ao "povo brasileiro", no domingo.
Os americanos estudam abrir o evento com um show de música. O discurso terá tradução simultânea, provavelmente com legendas exibidas em um telão.
Obama -que vem com a mulher, Michelle, e as filhas Malia e Sacha- deverá visitar o Cristo Redentor e a favela Cidade de Deus.
Com 45 mil moradores, o antigo conjunto habitacional favelizado foi cenário do filme homônimo de Fernando Meirelles e hoje abriga uma das UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora).
A agenda no Rio foi acertada em reunião entre o embaixador Thomas Shannon, o governador Sérgio Cabral (PMDB) e o prefeito Eduardo Paes (PMDB).
Em paralelo, a Brazil-US Business Association, que reúne empresas, organiza no Rio no domingo um seminário com a presença de autoridades dos EUA.
Em Brasília, onde chega no sábado às 8h, Obama se reunirá com a presidente Dilma Rousseff, no Palácio do Planalto. No início da tarde, discursará no Itamaraty ao Fórum de CEOs, com dez executivos de cada lado.
Também haverá um fórum de empresários organizado pela CNI (Confederação Nacional da Indústria), com 200 participantes americanos e 200 brasileiros.
O discurso de Obama na Cinelândia será à tarde, em horário ainda não divulgado. O acesso, a partir das 11h30, será aberto a todos, e o público deverá passar por detectores de metal. Bolsas e mochilas não serão permitidas.
Preocupada em garantir a lotação da praça, a Embaixada dos EUA lançou a campanha Obama no Brasil, com divulgação na TV, no rádio e nas redes sociais. Foi organizado um concurso de frases de boas vindas -o primeiro colocado ganha um iPad.
O governo do Rio preferia que Obama visitasse outra favela com UPP, a do Chapéu Mangueira (Leme, zona sul), e usou como argumento o fato de lá ter sido filmado "Orfeu Negro", de 1959. Em um de seus livros, Obama relata o fascínio da mãe pelo filme.
Prevaleceu a conclusão dos EUA de que a Cidade de Deus, plana, ofereceria menos riscos. No local, deve caminhar entre as casas e assistir ao futebol ou à capoeira.
Equipes de segurança vão à favela desde sexta, e ontem dois seguranças pessoais de Obama checaram o lugar. Mostraram preocupação com prédios mais altos próximos ao campo de futebol.
Os moradores não foram informados oficialmente da visita, e a tratam como boato.
(RODRIGO RÖTZSCH, CLAUDIA ANTUNES E ÍTALO NOGUEIRA)

Nenhum comentário: